Buscar
  • Amvarp

Segurança pública do Vale do Rio Pardo em pauta no Gabinete do Vice-Governador


Reunião em Porto Alegre discutiu questões de segurança pública

Prefeitos de municípios do Vale do Rio Pardo estiveram, nesta quarta-feira, no Gabinete do Vice-Governador, no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre. Em pauta, o aumento do efetivo policial e o cercamento eletrônico e videomonitoramento da região.


A reunião iniciou com a presença do vice-governador e secretário de Segurança Pública do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, que teve de se ausentar em razão do atentado ocorrido em escola de Charqueadas. A delegada Flávia Frey, chefe de gabinete, e o secretário executivo do RS Seguro e diretor-geral do gabinete, delegado Antônio Padilha, conduziram o restante do encontro.


Ao lado dos demais prefeitos, os presidentes da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), Carlos Gustavo Schuch, e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), Cassio Nunes Soares, encaminharam, em conjunto, algumas solicitações, iniciando pelo aumento do efetivo policial e a permanência dos soldados da Brigada Militar recém-formados no Vale do Rio Pardo.


Sobre este assunto, a delegada Flávia Frey informou os critérios para a distribuição dos novos brigadianos: lotação de pelo menos cinco policiais militares por município, reforço dos Pelotões de Operações Especiais (POE), criação de dois novos Batalhões de Operações Especiais (BOE), reforçar a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), para que todos os postos no Estado passem a ter atendimento 24 horas, e que todas as cidades gaúchas tenham pelo menos 50% do efetivo ideal.





“Pelos critérios informados, alguns municípios serão atendidos na ampliação do efetivo, outros permanecerão com o mesmo número de soldados. A boa notícia é que a delegada Flávia confirmou que o Estado irá convocar os outros 2.100 aprovados no concurso da BM nos próximos anos, possibilitando um aumento de policiais militares na região no futuro”, afirmou o prefeito de Vale Verde e presidente da Amvarp, Carlos Gustavo Schuch.


As outras solicitações apresentadas pela Amvarp e o Cisvale são relacionadas ao videomonitoramento e cercamento eletrônico dos municípios da região do Vale do Rio Pardo. Entre elas, que a Secretaria de Segurança Pública do Estado faça uma análise dos locais elencados como prioritários para instalação das câmeras em estudo elaborado pelo Comando Regional de Policiamento Ostensivo Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), e que as empresas possam destinar parte do ICMS para a compra dos equipamentos por meio do Programa de Incentivo ao

Aparelhamento da Segurança Pública – PISEG/RS, ampliando o alcance para todos os municípios.


"A reunião contemplou os anseios da nossa região, da nossa comunidade. O governo tem sinalizado que está querendo fazer a diferença, e enxerga a questão da segurança como prioridade no Estado", afirmou o prefeito de Pantano Grande e presidente do Cisvale, Cassio Nunes Soares.


Além dos presidentes da Amvarp e do Cisvale, também participaram da reunião os prefeitos Paulo Joel Ferreira, de Boqueirão do Leão, Paulo Butzge, de Candelária, Artigas Teixeira da Silveira, de Encruzilhada do Sul, Carlos Bohn, de Mato Leitão, Rafael Barros, de Rio Pardo, Sandra Backes, de Sinimbu, Maiquel Silva, de Vale do Sol, Guido Hoff, de Vera Cruz, e o vice-prefeito Cristiano Konzen, de Passo do Sobrado.


#segurançapública #vicegovernador #segurança #valedoriopardo

23 visualizações0 comentário
SOBRE NÓS

A Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (AMVARP) é uma das entidades pioneiras no Brasil e a primeira a congregar os interesses dos municípios da região. 

LOCALIZAÇÃO

(51) 3719-6590

(51) 99673-6188

 

Rua Ernesto Alves, 875

Santa Cruz do Sul/RS

CEP 96.810-144

 

amvarp61@gmail.com 

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon