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Rede municipal de ensino inicia aulas a distância no Vale do Rio Pardo


Desde a última semana, as escolas da rede municipal da região estão habilitadas a oferecer aulas a distância aos seus alunos. Após definir protocolos jurídicos e de execução das atividades, as prefeituras que integram a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) determinaram o início dos trabalhos, de forma gradativa.

“Algumas prefeituras começaram já na segunda-feira, dia 4, outras dia 5, e assim segue conforme determinação de cada município da região”, explicou a coordenadora da regional de secretários de Educação da Amvarp, Liziane Madsen Etges (foto no final do texto). Segundo ela, as aulas vêm ocorrendo a partir da distribuição das atividades pelos professores aos alunos através de e-mail ou do aplicativo WhatsApp. A medida beneficia cerca de 15 mil alunos da região.


“Assim combinamos entre as secretarias de Educação de cada município sobre a forma como iríamos trabalhar neste momento. Os professores ficam à disposição dos alunos e das famílias para tirar dúvidas quando assim necessitarem”, complementou Etges, que também é responsável pela pasta da Educação em Passo do Sobrado e representa a Amvarp na União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Conforme a coordenadora da regional, os municípios do Vale do Rio Pardo estão no aguardo de novas determinações do governo estadual. “Neste momento, seguimos esperando a reabertura das salas de aulas para poder fazer um trabalho presencial”, finalizou Liziane Madsen Etges.

Reinventar-se para bem ensinar e aprender

Passo do Sobrado foi um dos primeiros municípios da região que iniciou as atividades a distância, no dia 4, tão logo foi oficializado o sistema pela Amvarp. Professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Francisco Antônio de Borba Filho, Cassiane da Silva Schmidt (foto no início do texto) precisou se reinventar para aplicar as atividades aos estudantes. O desafio se tornou maior ainda por lecionar para alunos do 1º ano. “Está sendo bem desafiador fazer esse tipo de trabalho a distância, principalmente com uma turma que precisa de um contato diário, justamente por estar na fase de aprendizagem”, comentou Cassiane. Segundo ela, foram montadas as atividades e estabelecidos objetivos diários para os estudantes, tendo em vista as condições das famílias auxiliarem.

As atividades foram impressas e os pais buscaram o material na escola. Além disso, a professora iniciou uma metodologia através de vídeos, com o objetivo de criar um canal direto de comunicação com os alunos e pais.

 “Minha grande preocupação no início era saber como as famílias iriam proceder na orientação com as crianças, aí pensei em fazer vídeos e disponibilizá-los em um canal no YouTube. Além da explicação impressa no material que entregamos, nos vídeos eu explico as atividades de uma forma mais didática, para que eles possam entender e interagir de uma forma mais efetiva”, explicou a professora.

“Vem sendo bem satisfatório ver as famílias envolvidas. O resultado é bem positivo, mas claro que não é como estar na sala de aula”, ressaltou Cassiane.


Para Cirlene Lúcia Eidt, mãe de Heloísa Eidt, de 9 anos, que estuda na Emef José de Anchieta, em Passo do Sobrado, o desafio é manter os estudantes atentos fora da sala de aula. “Estamos passando por um momento delicado, que não é nada fácil. Temos que ter muita paciência e insistência para fazer com que eles prestem atenção e façam as atividades”, comentou a mãe.

Já a aluna do 9º ano da Emef José de Anchieta, Gabrielly Luísa Preuss Goldschmidt, vê o novo formato de aprendizado como uma oportunidade. “Está sendo uma experiência bem diferente receber as aulas online. Para mim, são bem produtivas, pois essas atividades requerem uma atenção maior da nossa parte.” Para ela, no entanto, nada substitui o aprendizado na sala de aula. “Claro que presencial é melhor, pois temos a interação e a convivência, tanto com os colegas, quanto com os professores. Espero que logo isso passe e que possamos voltar a nossa rotina normal”, finalizou a estudante.




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