top of page
  • Foto do escritorAmvarp

Prefeito de Pantano Grande representa Amvarp e Famurs em reunião com o governo federal


O prefeito de Pantano Grande, Cássio Nunes Soares, participou na noite desta quarta-feira, dia 11, de importante reunião com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, para abordar as estratégias para diminuir os prejuízos causados pela seca nos municípios gaúchos. Ele representou a Associação do Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e a Famurs em Brasília. A comitiva gaúcha contou ainda com a presença do governador Eduardo Leite e deputados da bancada gaúcha.


Conforme o coordenador de Agricultura da Famurs, Mário Nascimento, durante a reunião diversas medidas foram solicitadas ao governo federal, como a agilização do reconhecimento dos decretos municipais de emergência homologados pelo Estado. “Foi um encontro muito importante, alinhamos também outras questões como a liberação de milho balcão da CONAB (vindo do Centro-oeste) para abastecimento do consumo gaúcho, especialmente para frangos, suínos, aves e bovinos de leite e uma articulação com a Funasa para a liberação de recursos financeiros para perfuração de poços artesianos e construção de redes simplificadas de água nos municípios”, ressalta Mário Nascimento.


Já o prefeito de Pantano Grande, Cássio Nunes Soares, ressaltou a importância da reunião e da formação de um grupo de trabalho com bancos e representantes dos agricultores para avaliação e definição de apoio ao endividamento dos produtores rurais e agricultura familiar que foram atingidos pela estiagem. “Representamos a Famurs e a Amvarp nesta importante reunião e solicitamos também novas linhas de financiamento para Cooperativas e Empresas que também financiaram os agricultores. A primeira reunião deste grupo de trabalho já será nesta quinta-feira”, afirma Cássio Nunes Soares


Ao final do encontro, a comitiva gaúcha entregou um documento com a pauta de pedidos e marcou uma nova reunião de trabalho para a manhã de quinta-feira (12/3) no Ministério.


Balanço


Conforme atualização divulgada em caráter excepcional pela Emater/RS-Ascar nesta quarta-feira (11/3), as perdas na produtividade, em relação aos dados inicialmente divulgados em agosto do ano passado, são de 32,2% nas culturas de soja e 26,2% na de milho na safra 2019/2020.


Na terça-feira (10/3), o governo do Estado firmou termo de cooperação técnica com mais nove municípios para a perfuração de poços artesianos. O objetivo é garantir o abastecimento de água para consumo humano. Os serviços serão realizados pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), beneficiando 970 famílias. No total, nos primeiros três meses do ano, mais de 2 mil famílias foram atendidas em 22 municípios.


*Com informações da Famurs


10 visualizações0 comentário
bottom of page