Buscar
  • Amvarp

Edivilson Brum assume o Cisvale e Benito Paschoal a Amvarp em 2022


Edivilson Brum, Helena Hermany, Maiquel Silva e Benito Paschoal. Foto: Igor Flamel


A eleição e posse das novas diretorias da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) ocorreram nesta quarta-feira, 15, em assembleia realizada em Santa Cruz do Sul.


Quem terá a missão de comandar a Amvarp em 2022 será o prefeito de Encruzilhada do Sul, Benito Paschoal. Ele assume no lugar de Maiquel Silva, de Vale do Sol.


“Seguiremos representando os interesses e demandas de todos os municípios. A Amvarp é uma entidade que fortalece todas as cidades. Além de continuar com o combate da pandemia, destaco a necessidade de levarmos adiante o projeto de implantação de um gasoduto no Vale do Rio Pardo. Outra preocupação é a estiagem que já afeta toda a região, assunto que pretendo discutir a nível estadual e federal”, disse Benito.


No Cisvale, o novo presidente eleito é o prefeito de Rio Pardo, Edivilson Brum. Ele substitui Helena Hermany, de Santa Cruz do Sul.


“Temos que ter atenção com a manutenção dos recursos para a saúde na região do Vale do Rio Pardo. Cirurgias de média e alta complexidade precisam ter mais agilidade para acontecer”, afirmou Edivilson, sinalizando o que deve ser um dos focos da sua gestão.


Helena Hermany destaca mutirões de saúde e a conquista do Centro Regional em Autismo


Ao assumir a presidência do Cisvale em 2021, a prefeita de Santa Cruz do Sul Helena Hermany pretendia impulsionar o projeto de cercamento eletrônico e videomonitoramento. Porém, em razão do agravamento da pandemia no primeiro semestre, a gestão teve como foco principal as ações na área da Saúde.


Além da aquisição de equipamentos para o Centro Regional de Especialidades Médicas (Crem), no valor de R$ 103 mil, ocorreu o credenciamento de novos especialistas e clínicas de diagnóstico por imagem. Outro destaque foram os mutirões de cirurgias ambulatoriais, exames e consultas, com mais de 2,5 mil pessoas beneficiadas. Já em relação ao total de serviços prestados aos municípios na área da Saúde, foram investidos R$ 7,6 milhões em 2021, com 143 mil atendimentos. A compra de medicamentos de forma coletiva, gerando economia para os cofres das prefeituras, também foi um ponto importante.


Uma grande conquista na sua gestão para a região foi a aprovação do Centro Regional de Referência em Autismo, que funcionará junto ao Crem e contará com uma sala especializada para atendimento de casos severos, graves e refratários, bem como capacitar equipes de saúde, educação e assistência social para que possam atender os casos leves e moderados da rede escolar e de atenção básica. O edital para selecionar os profissionais que atuarão no projeto deve ser divulgado em breve.


Em 2021, o Cisvale também teve sua área de abrangência ampliada, com o ingresso de Encruzilhada do Sul e de Minas do Leão, alcançando 17 municípios consorciados.


“Mesmo com todas as dificuldades e restrições impostas pela pandemia, conseguimos que o Cisvale se torne ainda mais uma grande referência no Estado, sendo responsável por trazer muita economia aos Municípios, além de ajudá-los a oferecer um atendimento médico de qualidade. E o Centro Regional em Autismo é um legado que ficará para sempre”.


“Dever cumprido”, afirma Maiquel Silva sobre a sua gestão na Amvarp


Presidente da Amvarp em 2018, o prefeito de Vale do Sol Maiquel Silva assumiu a entidade pela segunda vez em um ano marcado pelo agravamento da pandemia da Covid-19. “Foi um período de muito desgaste político, pois em certa altura, o governo do Estado jogou a responsabilidade e a competência sobre as restrições e flexibilizações nos protocolos no colo das associações. Mas nunca medimos esforços para que o trabalho fosse bem executado”.


Maiquel destaca algumas conquistas da região, como a assinatura do contrato de concessão da RSC-287, com a previsão de que a duplicação da via finalmente saia do papel. Ele também cita o empenho dos gestores pela recuperação da RSC-153, entre Vera Cruz e Gramado Xavier.


Segundo o prefeito, outro ponto importante foi a reestruturação da Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), reativada para alavancar o turismo na região.


“Saio com a missão de dever cumprido. Agradeço a cada um que possibilitou todas essas conquistas, foram várias mãos nos ajudando a colher bons resultados para nossas demandas e prioridades. Confio no trabalho da Amvarp para a continuidade do desenvolvimento da região”, concluiu Maiquel.


Confira as diretorias completas:


Amvarp - Gestão 2022


Presidente: Benito Paschoal (Encruzilhada do Sul)

1º Vice-presidente: Mano Paganotto (Pantano Grande)

2º Vice-Presidente: Carlos Gustavo Schuch (Vale Verde)

1ª Secretária: Helena Hermany (Santa Cruz do Sul)

2ª Secretária: Sandra Backes (Sinimbu)

Tesoureiro: Gilson Becker (Vera Cruz)


Conselho Fiscal

Titulares:

Edivilson Brum (Rio Pardo)

Carlos Böhn (Mato Leitão)

Jarbas da Rosa (Venâncio Aires)


Suplentes:

Nazário Kuentzer (Herveiras)

Maiquel Silva (Vale do Sol)

Marcelo Laufer (Gramado Xavier)

Gestão 2022 - Cisvale Presidente: Edivilson Brum (Rio Pardo) Vice-presidente: Gilson Becker (Vera Cruz) Secretário: Jarbas da Rosa (Venâncio Aires) Tesoureiro: Carlos Gustavo Schuch (Vale Verde) Conselho Fiscal Presidente: Mano Paganotto (Pantano Grande) Vice-presidente: Sandra Backes (Sinimbu) Secretária: Silvia Lasek (Minas do Leão) 2º: secretário: Carlos Bohn (Mato Leitão) Vogal: Nazario Kuentzer (Herveiras)




50 visualizações0 comentário