Buscar
  • Amvarp

Amvarp promove encontro em Vale Verde




A Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) realizou nesta quinta-feira, 25, mais uma assembleia geral para discutir importantes pautas da região. O anfitrião do encontro foi o prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch.


Um dos temas abordados foi o impacto do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers), em outubro. Conforme a avaliação de cada município, haverá uma alteração no retorno de ICMS para 2024. Ainda na área da Educação, os desafios da regulamentação do Fundeb e os critérios para o cumprimento das condicionalidades do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR) também foram assuntos discutidos pelos presentes.


Já a Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) de Rio Pardo apresentou um projeto elaborado em 2021 com o objetivo de ampliar o trabalho de fiscalização nos 15 municípios de abragência da Amvarp. A rainha Hellen Teixeira de Moraes e as princesas Luisa Cruz Tompsen e Amanda Franco Borba, 12ª Festa do Cavalo e 1ª Feira do Extrativismo Mineral, Vegetal e Cooperativismo (Extracoop) de Pantano Grande, estiveram em Vale Verde para divulgar os eventos.


Prefeito de Encruzilhada do Sul e presidente da Amvarp, Benito Paschoal, ainda levantou demandas que devem ser encaminhadas para os candidatos a governador no dia 1º de setembro, quando haverá um debate no Teatro da Univates, em Lajeado. “Temos assuntos importantes, como o ramal de gasoduto, para que possamos atrair empresas na região, e o porto de Rio Pardo, para escoar a produção agrícola até o porto de Rio Grande com menor custo”, salientou.


Logo após a assembleia da Amvarp, ocorreu o primeiro Encontro Regional da Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp). Os convidados especiais foram o secretário de Turismo do Estado, Raphael Ayub; o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Leandro Arenhardt; e o prefeito de Encantado, Jonas Calvi.


Cases de sucesso em Vale Verde foram apresentados pelos empreendedores Paula Kist (Sítio Buraco Fundo), Felipe Moura (Refúgio Montevale), Lucas Knak (Ecovale Experience) e Michele Schulz (Chácara Tia Maria e projeto Caminhos da Roça).


13 visualizações0 comentário